sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

VOLFRÂMIO

Para convencer as pessoas a aderirem aos seus ideais, e a entrar para o negócio nazi (e a ficarem contra mim e outros), os(as) nazis vieram com a história, que durante a segunda guerra mundial, Portugal tinha vendido volfrâmio à alemanha nazi, para ganhar dinheiro. Alguns(mas) até diziam que Salazar era assim para o pró-nazi.

Na altura não disse nada. A primeira vez que me apercebi da conversa, porque a achei completamente idiota. Depois, porque me apercebi que não tinha possibilidades – fosse o que fosse que disse-se, seria sempre rebatido com as maiores idiotices – afinal, eu era “o inimigo”.

Aqui ficam dados relevantes, relativamente à questão do Volfrâmio, e o que estava envolvido – directa ou indirectamente.

1-  A Alemanha nazi, realmente precisava de Volfrâmio. Mas se não levasse de Portugal, iria comprar a outro lado...
2-  Em último caso, invadiria Portugal
Com o poderoso poder bélico que tinham , e depois de invadir países como a Polónia, grande parte da França, etc, não lhes custaria nada invadir Portugal.
Pode-se contra-argumentar que teriam a Espanha pelo meio, mas pode-se responder que o exercito português na altura era fraco, e que como bónus, teriam ao Açores, a Madeira, até talvez as províncias ultramarinas, incluindo Timor-Leste, etc.
3-  Por Portugal, passavam milhares de refugiados – judeus, não judeus, de toda a espécie e feitio. Grande parte deles, nem nunca quis saber da questão do volfrâmio. Milhares de pessoas conseguiram ser salva, por terem passado por Portugal – neste caso, pelo aeroporto de Lisboa (ou portos marítimos, também, vários)

4-  Em dois conhecidos filmes, é visível o papel que Lisboa teve
(espero não estar enganado e serem estes dois, ehe, que vi faz muitos anos)
  O primeiro deles, um dos melhores filmes de sempre – Casablanca, com Humphey Bogart e Ingrid Bergmam, salvo erro.
Numa das cenas relativamente ao importante checo-eslovaco, da Resistência, aparece num mapa um dos trajectos aéreos dele. E nesse trajecto, o avião faz escala em Lisboa.
O segundo, é num dos 4 filmes do Indiana Jones, do Spielberg e com Harrison Ford, em que muitas das cenas se passam durante a 2ª GM, também aparece uma viagem aérea com escala em Lisboa

Nessa altura, Lisboa era um dos trajectos de fuga mais seguros, e mais utilizados.
Reparei e lembro-me dessas cenas, por ser o país em que nasci, e que sempre amei –

5-  Acho que não era por acaso, que se dão ao trabalho de por uns mapazinhos com o trajecto das viagens.

6- Dos americanos OU  dos bifes, houve umas ameaças , sim – mas de invadir ou a Madeira, OU os Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário